DOM JOÃO BATISTA PORTOCARRERO COSTA, SEGUNDO BISPO DA DIOCESE DE SANTA LUZIA, MOSOSRÓ

domingo, 24 de abril de 2022

JOÃO BATISTA PORTOCARRERO COSTA

 


DOM JOÃO BATISTA PORTOCARRERO COSTA, SEGUNDO BISPO DA DIOCESE DE SANTA LUZIA, MOSOSRÓ

EM 06 DE JANEIRO DE 1959 - Falecia o segundo bispo de Mossoró João Batista Portocarrero Costa, na cidade de Recife-PE, pelo seu falecimento o saudoso jornalista Jaime Hipólito Dantas registrou numa crônica que diariamente sai na Rádio Tapuyo de Mossoró, com o tema de “O Prato do Dia”, dizendo as seguintes palavras: “Dom Costa foi um dos eleitos de Deus e as luzes da sua alma não se apagarão jamais dos céus que cobrem Mossoró. As ovelhas do pastor aqui continuarão, reverenciarão, pelos tempos e fora, a memória daquele que mesmo na terra, parecia não pisar no chão.”


O seu nome ficou registrado na história de Mossoró, sendo patrono de um Instituto, uma das escolas que é ligada à nossa Diocese, inaugurada no dia 06 de junho de 1956. Também uma Praça recebeu o seu nome, uma justa homenagem a este grande pastor. Durante o seu governo episcopal, aconteceu na cidade de Mossoró, o primeiro Congresso Eucarístico, realizado durante 28 de setembro a 03 de outubro de 1946, foi uma iniciativa de Dom Jaime Câmara, antes de sua ida para a cidade de Belém-PA, esse congresso foi realizado para comemorar os dez anos da Diocese, dom Jaime Câmara veio participar chegando na cidade de avião, ás 21 horas do dia 30 de setembro de 1946, uma multidão lhe esperava e quando desceu do avião, disse: “...aqui estou. Vim para matar as saudades mútuas”. 


Ele nasceu no dia 07 de junho de 1904, na cidade de Vitória de Santo Antão-PE, filho de João Batista Costa e de dona Maria Augusta da Silva Costa. 


Dom João Costa foi eleito bispo, no dia 31 de julho de 1943, depois recebeu a ordenação episcopal, no dia 07 de novembro do mesmo ano, na Catedral de Olinda, pelo então bispo Dom Miguel Valverde. Sua posse na Diocese de Mossoró ocorreu em 08 de dezembro de 1943, em substituição do então bispo, Dom Jaime de Barros Câmara.


Dom João Costa chegou de avião no Aeroporto Dix-sept Rosado, pelas 16 horas e 30 minutos e foi primeiramente para a Igreja de São Vicente, na Avenida Alberto Maranhão, onde haveria uma procissão até a Catedral de Santa Luzia, junto com os fiéis. No patamar da igreja foi saudado pelo Dr. Abel Freire Coelho, em nome da cidade, em seguida foi lida a bula pelo Cônego Jorge O’Grady de Paiva, recebendo das mãos do monsenhor Júlio Alves Bezerra, a ata de posse que foi lida pelo padre Miguel Nunes. Em seguida foi feita uma oração pelo padre Huberto Bruening, dando as boas-vindas ao novo bispo. O novo bispo Dom João Costa trouxe do clero de Pernambuco o então padre Gentil Diniz Barreto, que foi nomeado secretário do bispado e também diretor do Colégio Diocesano Santa Luzia, vindo a assumir logo os cargos. Quando chegou a noite houve um grande jantar onde o novo bispo participou, no Seminário Santa Terezinha. Seu lema era: “É preciso que ele cresça e que eu diminua”.

FONTE – LINDOMARCOS FAUSTINO

IGREJA INAUGURA CENTRO DE SERVIÇOS GRATUITOS NAS ÁREAS JURÍDICA E DE SAÚDE NO RN

 



Orientações jurídicas e consultas nas áreas de psicologia, fisioterapia e nutrição agora fazem parte do rol de serviços ofertados pela Diocese de Mossoró (RN). Os atendimentos gratuitos estão sendo realizados no Centro de Práticas Múltiplas Dom João Costa recém-inaugurado pelo bispo diocesano, dom Mariano Manzana.

Vinculado à Faculdade Católica do Rio Grande do Norte, o centro nasce com o objetivo de ser referência social na assistência aos moradores mais carentes de Mossoró e demais municípios do semiárido do oeste potiguar. Os cidadãos podem buscar atendimento no local de segunda a sexta, das 8h às 20h.

Além de impactar diretamente a sociedade, o Centro de Práticas Múltiplas Dom João Costa pretende contribuir com a formação profissional dos estudantes da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte. Os graduandos dos últimos anos dos cursos de direito, psicologia, fisioterapia e nutrição vão atuar sob supervisão dos professores.

“Este é um momento de agradecimento a Deus e à memória de tantas coisas que pensamos e planejamentos para esse solo sagrado. Neste espaço, contemplamos o pensamento do Papa Francisco, que é a  integração entre a família, a escola, as entidades civis e religiosas dentro do processo educacional”, afirmou o bispo e chanceler da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte, dom Manzana.

Vice-diretor da instituição de ensino responsável pelo centro, padre Flávio Augusto, o novo espaço é um sonho realizado com muito trabalho e que agora abre uma nova perspectiva de futuro.

“O Centro de Práticas Múltiplas Dom João Costa se insere na dinâmica, no sonho sonhado junto, um sonho acalentado por muitas gerações, que reúne em si um passado de memórias e realiza-se hoje como potencializador para um futuro de belas histórias”, disse o sacerdote.

A solenidade que marcou a inauguração do centro, na última segunda-feira (09/08/2021,) contou com a presença do bispo da Diocese de Campina Grande (PB), dom Dulcênio Fontes de Matos, da governadora do estado, Fátima Bezerra, do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, e de outras autoridades civis e eclesiásticas.

Quem foi dom João Batista Costa?

Dom João Batista Portocarrero Costa foi bispo da Diocese de Mossoró entre os anos de 1943 a 1953 e um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento de uma educação de qualidade em toda região.

FONTE - DIOCESE DE MOSSORÓ